O gerenciamento do desempenho organizacional tem por objetivo direcionar todos os esforços da organização em prol dos objetivos desta. Dessa forma, busca-se a efetividade de todas as atividades da empresa alinhada com o objetivo macro da organização.
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Dentro dessa perspectiva, observa-se a importância dos indicadores. Os indicadores de desempenho, conhecidos também por KPI (Key Performance Indicator), facilitam a transmissão da missão e visão da empresa para funcionários que não ocupam cargos mais estratégicos, e direcionam seus esforços para objetivos estratégicos da empresa.
É comum, porém não saudável, que no ambiente de trabalho diversos colaboradores não saibam a importância de suas atividades e não enxerguem o impacto de suas atividades no resultado final da empresa. Assim, os indicadores orientam todos os esforços destes em busca de metas que gerem um alto desempenho competitivo da organização.
Os KPIs se caracterizam como uma ferramenta de medição de desempenho dos setores, de forma quantificáveis, buscando entender se os objetivos estão sendo atingidos e a necessidade de adotar medidas corretivas.
Estudiosos sobre desempenho organizacional destacam algumas características que um bom indicador de desempenho deve ter, sendo:
Relevante e de alto impacto: o indicador deve ter relevância direta para o negocio;
Compreensível e simples: o entendimento do indicador deve ser simples, para que todos os colaboradores sejam capazes de compreender-lo e entender sua importância;
Equilibrado: o KPI deve buscar o equilíbrio para atender as necessidades de curto e longo prazo;
Temporal: sua medição deve possibilitar o acompanhamento e a ação corretiva, sendo assim, é interessante que seja medido diariamente, semanalmente, mensalmente, variando com a necessidade;
O desenvolvimento de bons KPIs permite a empresa que medirem seu desempenho e identificar onde estão seus problemas internos, possibilitando o aperfeiçoamento de suas operações. Quando se tem indicadores de desempenho efetivos, aumenta-se a eficiência dos setores, auxilia na tomada de decisão, impulsionam as vendas e até reduzem custos, entre outros benefícios. Dessa forma, é muito importante para as organizações que desenvolvam bons indicadores e que transmitam aos colaboradores a importância destes.
Via: administradores