Soft Skills

Quem acompanha as tendências em Gestão de Pessoas já escutou falar nas soft skills. Você sabia que a detecção e o estímulo às competências socioemocionais têm ganhado espaço mais que especial nos processos seletivos e no dia a dia das equipes de desenvolvimento e capacitação?

Isso porque estas competências estão presentes nos profissionais que todas as empresas buscam para alavancar seu crescimento de forma sustentável. Com a combinação das habilidades descritas abaixo, eles são capazes de oferecer melhor desempenho às organizações e estimular a criação de um ambiente inovador e acolhedor, para que outros profissionais também possam performar com excelência.

• Interconexão | Capacidade de se conectar com outros colaboradores, de diferentes perfis e níveis hierárquicos, estabelecendo relacionamentos saudáveis.
• Empatia | Disposição de se colocar no lugar do outro, trabalhar com diferentes, prever necessidades e se comunicar de forma transparente e empática, promovendo, assim, um ambiente mais acolhedor.
• Resiliência | Aptidão para manter o bom desempenho e se adaptar, mesmo em situações adversas e em diferentes cenários.
• Inteligência emocional | Catalisadora de todas as habilidades anteriores, a inteligência emocional possibilita que o profissional equalize esses pontos com suas capacidades de autoconsciência, autogestão e relacionamento com colegas. Por meio dela, o profissional consegue manter-se motivado, gerir conflitos de forma consciente e ter função de decisor.

Se sua equipe já é formada por colaboradores com estas fortes competências socioemocionais, sua empresa está no caminho certo. Se este não é o seu caso, não se preocupe. É possível capacitar profissionais para o desenvolvimento e amadurecimento de cada uma das habilidades citadas, por meio de treinamentos específicos.

E tem mais: com um time maduro, dotado de boas competências emocionais, sua empresa se torna ainda mais atrativa para o mercado de talentos, que tem de se tornado cada vez mais competitivo.